Como saber quais serviços devem ser terceirizados?

Home » Blog » Como saber quais serviços devem ser terceirizados?
17 out 2017 - 17:15

terceirização é um tema que anda em alta nos últimos tempos devido à sanção – aprovada pelo presidente Michel Temer – , a qual modifica as regras sobre esse tipo de contratação. Terceirizar algum serviço diz respeito a contratar uma empresa intermediária que faz a conexão entre mão de obra especializada e o contratante. Para entender melhor esse processo, é preciso ter clareza sobre dois termos específicos: atividade-meio e atividade-fim.

A primeira delas (atividade-meio) inclui serviços como:

  • Segurança
  • Alimentação
  • Limpeza
  • Manutenção
  • Arquitetura
  • Frotas/transporte
  • Serviços jurídicos
  • Assistência médica
  • Recepção
  • Distribuição
  • Administração

De acordo com a nova legislação sobre o tema, qualquer atividade pode ser terceirizada. Ou seja, uma fábrica de automóveis tem a liberdade de contratar funcionários terceirizados para linha de produção, mesmo que a atividade em questão  esteja relacionada ao produto final da empresa. Antes da sanção feita pelo Congresso, apenas as atividades-meio poderiam ser terceirizadas.

Entretanto, algumas obrigações devem ser cumpridas pela empresa contratante. A companhia precisa garantir aspectos como salubridade e segurança dos trabalhadores terceirizados, por exemplo.

Outra alteração feita pelo ajuste na lei de terceirização diz respeito aos contratos temporários, que sobem de 90 para 180 dias podendo chegar a 270 dias por convenção coletiva. Isso pode gerar maior rotatividade entre os empregados da empresa intermediária.

A empresa contratante ainda mantém responsabilidade subsidiária. Ou seja, se houver algum problema em relação aos trabalhadores, eles cobrarão primeiramente da empresa intermediária e posteriormente daquela onde realizam os serviços terceirizados.

Vantagens da terceirização de mão de obra

Ao contratar serviços que constam nas possibilidades de terceirização, sua empresa terá uma mão de obra especializada e treinada de forma eficiente. Então, usando como exemplo a questão da segurança, um funcionário da empresa terceirizada que oferece esse serviço deve passar constantemente por treinamento e atualizações relacionadas à área.

Na hora da contratação, é importante que todos esses pontos estejam claros no contrato, assim como os motivos que possam levar à rescisão e quais serão as consequências para a empresa intermediária. Por exemplo: se o segurança contratado falhar por algum motivo, não é a sua empresa que se responsabilizará, e se o prejuízo em consequência dessa falha for constatado, terá garantias a seu favor.

Outra vantagem explícita é que sua empresa não terá mais preocupações com essas atividades “secundárias”, como limpeza e segurança. Ou seja, os gestores podem investir tempo e expertise onde realmente importa.

Certamente, um atrativo de peso é a economia gerada com esse processo: em vez de cargos e tributos a mais, a otimização no serviço garante menos desperdício e mais foco. A terceirização impacta positivamente no orçamento da empresa. Contratos de trabalho e rescisões ficam a cargo da terceirizada. Além disso, se um funcionário precisar se ausentar por motivo de doença, será prontamente substituído – sem prejuízos para o desenvolvimento da atividades.

Como contratar uma empresa terceirizada?

O primeiro passo é visualizar quais são as empresas de mais destaque em cada segmento. Apesar da concorrência no mercado, as melhores sempre acabam em evidência.

Reunir-se com a sua equipe para avaliar as principais necessidades que visam solucionar com a contratação também é fundamental. Assim, é possível alinhar as expectativas junto à empresa terceirizada e fazer um planejamento eficiente em longo prazo. Se o serviço for pontual, estabelecer um foco resultaem agilidade e eficiência.

Por fim, comparar orçamentos e pedir propostas fazem parte da contratação bem-sucedida de terceirização de mão de obra.

%d blogueiros gostam disto: